Coordenador : Claudio Tinoco Mesquita
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389903.2199.138251.21022023
Departamento/Setor: MRD
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público alvo principal são os alunos dos cursos de graduação da UFF, em especial da área de saúde, mas não exclusivos desta área. Além disso o público alvo também inclui os alunos do ensino fundamental de Niteroi que se beneficiam da intercessão da universidade com a sociedade. As atividade de extensão são caracterizadas principalmente por intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante
Local de atuação: Laboratório de Fabricação Digital do HUAP - Health Science and Education Lab
Objetivo
OBJETO A SER EXECUTADO O objetivo principal deste projeto é desenvolver a capacidade de investigação de resolução de desafios científicos e do dia a dia através da solução de problemas relacionados às Ciências Cardiovasculares interligando os conteúdos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. OBJETIVOS E ESCOPO a); Construir um Fab Lab nas dependências do HUAP para desenvolvimento das atividades científicas. b); Aplicar atividades em grupo entre alunos do ensino básico das redes pública e privada em Niterói, que envolvam problemas que deverão ser solucionados através de debates e organização de funções que os próprios alunos irão realizar. c) ; Mostrar os principais conceitos em saúde, incentivando o aluno a pensar o principal meio de prevenção, sintomas, tratamentos e grupos de risco de algumas doenças, principalmente, as cardiovasculares. d) ; Familiarização dos alunos com linguagens de programação para a resolução de problemas. e) ; Incentivar o aprendizado dos alunos com o manuseio da impressora 3D e software de operação. f) ; Criação de um site de divulgação científica e de promoção da educação para servir de apoio e exposição de trabalhos dos alunos.. g) ; Promover desafios que motivem os alunos a encontrar soluções para reveses da área da saúde.
Resumo
O ensino por meio de atividades empíricas é uma necessidade para a melhor assimilação de conteúdos teóricos. Essa metodologia de aprendizado permite ao estudante observar fenômenos, formular hipóteses, realizar experimentos e trabalhar em grupo, o que contribui para o aprendizado científico (1). Em paralelo, uma das sete dimensões prioritárias para a melhoria no desempenho escolar da prefeitura de Niterói descritas no livro Niterói Que Queremos é o método de ensino, relacionado à intensidade e eficácia do aprendizado do aluno, pois dessa forma esses futuros profissionais, os alunos, estarão mais próximos de obterem sucesso para os desafios trazidos ao mercado de trabalho pelas novas tecnologias. A medicina vem incorporando estas inovações, com a perspectiva de transformar o cuidado à saúde na forma atual. Este projeto promoverá o aumento do letramento científico de alunos do ensino básico ao mesmo tempo que aumentará o conhecimento dos mesmos e da sociedade sobre as ciências da saúde, enfatizando as doenças cardiovasculares, que estão entre as mais prevalentes no Brasil, assim como de física e as aplicações das radiações ionizantes em saúde, repercutindo em grande impacto econômico e social. A ferramenta principal será um FabLab montado para realização das atividades propostas. Os laboratórios do tipo FabLab implicam em características conceituais que vão de encontro a um ensino público voltado ao aprendizado por solução de problemas, inovação tecnológica e valorização das ciências exatas. Um laboratório desse tipo tem a ver com a democratização do acesso às ferramentas para criatividade e invenção.